You are currently viewing 4 Estratégias Para Gerar Renda Passiva

4 Estratégias Para Gerar Renda Passiva

 

Neste artigo vamos te apresentar 4 estratégias para gerar renda passiva. A renda passiva é a melhor forma para multiplicar o seu dinheiro e o seu tempo, já que exige um esforço inicial mínimo que irá garantir renda por um longo período posterior, sem exigir muita disposição de tempo da sua parte. Após o seu trabalho inicial, você irá colher frutos praticamente sem se esforçar, apenas administrando o seu ativo.

É o caso, por exemplo, do investimento em um imóvel para locação. Inicialmente você fará um esforço para juntar o dinheiro necessário para a compra do imóvel e escolha do imóvel que se ajusta aos seus objetivos, mas após a compra o seu trabalho será escolher inquilinos nos momentos em que o imóvel ficar vago e fazer alguma vistoria e manutenção periódica. Nos contratos de locação de longo prazo é normal que os inquilinos fiquem mais de um ano no imóvel, portanto é provável que durante esse período você não se incomode, mas caso não queira ter nenhum trabalho com locação e manutenção do imóvel, você ainda pode delegar essa tarefa para um administrador de imóveis, que normalmente cobra 10% do valor dos aluguéis para procurar locatários, fazer as cobranças dos aluguéis e realizar vistorias nos imóveis.

Quando a renda passiva for suficiente para custear seus gastos mensais, então você terá atingido a tão sonhada liberdade financeira. Mas como nada é de graça nesse mundo, para se chegar à renda passiva é necessário fazer investimentos, seja de dinheiro ou de tempo, ou normalmente os dois.

Hoje vamos falar sobre algumas formas de rendas passivas para você iniciar seus investimentos imediatamente.

 

Estratégia nº 1: Aluguel de imóveis

Uma das formas mais comuns para gerar renda passiva é a locação de imóveis, conforme já mencionado. O mundo dos imóveis é bastante amplo e diversificado, podendo ser urbano ou rural, comercial ou residencial, galpão logístico, escritórios, shoppings, hotéis, etc. Mas o mais usual para quem está começando é comprar ou construir uma unidade residencial ou sala comercial. Uma das maiores vantagens é que o valor do imóvel e da locação sempre acompanham a inflação, fazendo com que seu investimento inicial não se desvalorize ao longo do tempo.

Normalmente um imóvel urbano alugado rende algo próximo de 0,5% (meio por cento) ao mês sobre o valor do imóvel. A tendência é que quanto maior o tamanho e o valor da unidade a ser locada, menor a porcentagem que se receberá de aluguel. Uma residência de luxo, por exemplo, avaliada em 2 milhões de reais dificilmente alcançará 10 mil reais de aluguel por mês. Já uma unidade de quitinete, avaliada em 100 mil reais pode chegar sem muita dificuldade a 1 mil reais em aluguel, o que equivale a 1% sobre o valor do imóvel. O que manda no valor da locação é, como sempre, a lei da oferta e da procura. Tem muito mais pessoas querendo alugar uma quitinete ou uma casa popular do que uma mansão.

Outra questão a se atentar no caso de investimento em imóveis é a sua facilidade de locação, e isso normalmente está ligado à localização do imóvel e ao tipo de construção que é feita no terreno. Numa área de grande circulação de pessoas, por exemplo, é mais rentável construir salas comerciais do que residências, já que será uma área onde as empresas estarão dispostas a pagar mais caro para estarem ali. Já numa rua mais tranquila, a procura por residências será maior. É importante analisar o perfil do público ideal para cada terreno e assim melhorar a rentabilidade do imóvel e diminuir a taxa de vacância.

Talvez o item mais importante a se analisar nos investimentos em imóveis é o fato de que imóvel fechado gera prejuízo. A começar pelos impostos, manutenção dos jardins, limpeza periódica, pintura e demais benfeitorias que o tempo vai corroendo, o custo de manutenção de um imóvel sem inquilino vai doer no seu bolso. Por tudo isso você já percebeu que a função do locatário, além de te pagar o aluguel, é manter o imóvel em dia para você, e é isso que você precisa buscar quando for escolher seus imóveis e seus inquilinos: maior rentabilidade, menor probabilidade de vacância, possibilidades de atrair inquilinos que sejam bons cuidadores e bons pagadores.

 

Estratégia nº 2: Juros e dividendos do mercado financeiro

O mercado financeiro é utilizado por muitos como estratégia para gerar renda passiva em forma de juros (renda fixa) e dividendos (ações). Apesar de bastante antigo, o mercado financeiro ainda é pouco conhecido pela população em geral. A complexidade, o risco, as histórias de pessoas que tentaram colocar dinheiro nesse tipo de investimento e perderam tudo, enfim, são várias as questões que contribuem para manter esse mercado sob a égide dos bancos e de algumas poucas pessoas que se encorajam para estudar e encarar esse desafio. Porém com um pouco de dedicação pode-se fazer ótimos investimentos e diminuir bastante os riscos.

O mercado financeiro é dividido em renda fixa e renda variável. A renda fixa é um ambiente um pouco mais seguro, visto que o investidor consegue previamente calcular quanto irá receber se investir uma determinada quantia por um determinado período. De forma bastante resumida podemos dizer que a renda fixa é um empréstimo. O investidor empresta um valor por um período previamente combinado e recebe juros baseado numa taxa prefixada. As vezes a taxa de juros fica atrelada a um determinado índice (como IPCA, Selic e CDI), caso em que será chamada de renda fixa pós-fixada. O risco, nos casos da renda fixa, está relacionado à capacidade de pagamento do tomador do empréstimo. Tais riscos normalmente são baixos, visto que os empréstimos são feitos a grandes empresas como bancos e indústrias, ou ao governo. Além disso, no Brasil os investimentos em alguns papeis de renda fixa são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), o que reduz ainda mais os riscos para investimentos nesses papeis.

A renda variável envolve um risco um pouco maior, porque fica atrelada aos temores e previsões do mercado. Há duas principais formas de investir em renda variável: fundos e ações. Quando você investe em um fundo, você está confiando seu dinheiro a um gestor que irá realizar operações utilizando o seu dinheiro e te repassar os rendimentos ou prejuízos. Cada fundo tem a sua política e não pode agir fora do que está previamente descrito. Os fundos imobiliários, por exemplo, só podem utilizar o dinheiro para realizar investimentos atrelados a imóveis, e repassam os aluguéis e dividendos mensalmente para os investidores. Os fundos multimercados compram e vendem ações e rendem de acordo com os resultados dessas operações. A vantagem dos fundos é que tem um gestor profissional para estudar e escolher as melhores operações. A desvantagem é que esses profissionais cobram por esse serviço e as vezes os ganhos ficam diluídos na taxa de administração e demais taxas que podem estar embutidas.

Investir em ações é basicamente comprar uma parte de uma empresa. Quem compra ações está de olho basicamente em dois tipos de ganhos: dividendos e valorização da ação. Dividendos são os lucros da empresa que são repassados aos acionistas, e cada empresa agirá de acordo com as regras fixadas em seus estatutos, de forma que algumas pagam dividendos periodicamente e outras optam por reinvestir os lucros na própria empresa. Quando a empresa reinveste os lucros ela cresce mais, aumentando assim o valor do seu patrimônio e do seu lucro, e consequentemente gerando a valorização das suas ações.

Para uma empresa conseguir ser listada em bolsa é necessário passar por diversos critérios, e normalmente tem faturamentos de múltiplos milhões ou até bilhões. Então quando você compra uma ação na bolsa de valores, você sempre está comprando um pedacinho de uma grande empresa. Mas uma empresa pode faturar milhões ou bilhões e ainda assim fechar o ano sem lucro, e é aí que entra o risco. O preço das ações normalmente está baseado em previsões de lucratividade. Se os investidores acham que uma determinada empresa vai lucrar muito, então começam a comprar ações dessa empresa e o preço da ação sobe. Se por algum motivo, entendem que a empresa não vai lucrar, começam a vender, e nesse caso a ação perde valor. É a lei da oferta e da procura atuando novamente.

Entender um pouco de contabilidade e de gestão de empresas para analisar o mercado e os relatórios das empresas, pode minimizar bastante o risco ao investir em ações. O principal erro é deixar a ganância tomar conta e querer apostar que vai comprar uma ação a preço de banana e logo vender a preço de ouro. Apostas tem uma grande chance de dar errado e é por isso que muita gente perde dinheiro. O ideal é investir em empresas que tem uma boa gestão e que já se provaram serem lucrativas no tempo. Essas empresas dificilmente vão te deixar milionário da noite para o dia, mas há grande probabilidade de crescerem de forma lenta e constante. Com uma boa diversificação e paciência é muito provável que seus investimentos em ações te tragam bons rendimentos ao longo do tempo.

 

Estratégia nº 3: Royalties de direitos autorais

Quem cria uma obra intelectual é protegido pela lei dos direitos autorais e recebe os benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração dessa obra. Músicas, livros, esculturas, pinturas, fotografias, filmes e programas de computador são exemplos de obras intelectuais. Note que essa é uma estratégia para gerar renda passiva onde a criatividade do autor pode suprir o investimento financeiro.

Segundo as normas e recomendações internacionais normalmente a proteção à obra autoral dura enquanto o autor estiver vivo e prorroga por mais 70 anos a contar de 1º de janeiro do ano seguinte ao do falecimento do autor, quando então entra em domínio público.

Você pode receber royalties compondo músicas, escrevendo livros ou criando filmes, entre várias outras opções. Inicialmente essa fonte de renda passiva pode parecer algo que está reservado a um seleto grupo de pessoas que nasceram com dom de artista. Mas com um pouco mais de estudo sobre o assunto você notará que é possível aprender a escrever, pintar, compor ou cantar, ou seja, se quiser criar uma obra intelectual basta buscar o conhecimento e se dedicar. Além disso, também é possível conquistar renda com esses ativos como adquirente dos direitos patrimoniais do autor.

De acordo com a lei brasileira os direitos morais sobre a obra são exclusivos do autor e não podem ser renunciados ou transmitidos. Já os direitos patrimoniais podem ser cedidos pelo autor a terceiros, e é por isso que mesmo não sendo autor ou coautor de uma obra intelectual você pode incluir os royalties de direitos autorais na sua carteira de renda passiva. Uma forma de comprar esse tipo de ativo é através de empresas especializadas, como a Hurst Capital, por exemplo, que busca ativos reais como músicas e pinturas (entre outros), negocia os ativos com os autores e disponibiliza para os investidores cadastrados em sua plataforma.

Em se tratando de textos, há formas mais simples de aproveitar esse mercado do que o livro tradicional impresso. Com a popularização da internet, surgiram novas formas de rentabilizar os textos, como por exemplo os ebooks, que são livros digitais e normalmente possuem um formato mais resumido. Além de exigir muito menos do escritor, em se tratando de tempo de escrita, os ebooks também são muito mais simples de serem disponibilizados e divulgados, o que os tornam uma ótima fonte de renda passiva. Plataformas como a da empresa Hotmart são especializadas em vendas de ebooks (entre outros produtos digitais) e facilitam muito a vida do autor, já que possibilita que o autor encontre vendedores cadastrados na própria plataforma que podem estar dispostos a vender os ebooks na internet em troca de comissão.

Também é possível aproveitar a internet para fazer dinheiro com vídeos e fotos. As formas mais utilizadas pelos autores atualmente para receberem pelos vídeos produzidos são com a disponibilização dos vídeos na plataforma do Youtube. Essa e outras plataformas digitais permitem que outras empresas façam propagandas no início ou durante a transmissão dos vídeos e repassam para os autores uma parte dos valores pagos pelas empresas anunciantes. Já para as fotos, o ideal é inseri-las em plataformas como a Shutterstock, por exemplo, que vendem as fotos para empresas e pessoas físicas em todo o mundo e repassam uma parte do valor para o autor.

 

Estratégia nº 4: Marketing digital

O marketing digital pode ser tanto uma fonte de renda ativa quanto passiva. Atividades como gestor de tráfego, designer gráfico, copywriter e gestor de redes sociais são apenas algumas das inúmeras funções e possibilidades geradas dentro do marketing digital. Trabalhar no dia a dia e receber remuneração exercendo qualquer uma dessas funções são formas de renda ativa. No entanto, há diversas oportunidades para utilizar o marketing digital como estratégia para criar renda passiva, como por exemplo: o Programa de Parcerias do Youtube (YPP), o Google Adsense, marketing de influência e os programas de afiliados.

O programa de parcerias do Youtube é o programa do Google (empresa proprietária da plataforma Youtube) que repassa aos autores dos vídeos uma parte do dinheiro recebido através de publicidade. Um único vídeo postado no Youtube pode render dinheiro por vários anos, já que a plataforma é hoje um dos mecanismos de pesquisa mais utilizados na internet e independente da data de postagem do vídeo ele sempre pode aparecer nos resultados das pesquisas. É importante saber como funciona o algoritmo da plataforma para fazer seu vídeo aparecer nas primeiras posições das buscas. Quanto mais o seu vídeo for assistido, mais dinheiro você receberá.

Outra forma de receber renda passiva é através do Google Adsense. De acordo com o Wikipédia “AdSense é o serviço de publicidade oferecido pelo Google Inc. Os donos de websites podem inscrever-se no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pela Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.” O formato de rentabilização é muito parecido com o dos vídeos do youtube, sendo que nesse caso você publicará conteúdo em forma de texto, foto e vídeo em um site ou blog. O objetivo é atrair a maior quantidade possível de visitantes ao seu website para clicarem ou visualizarem os anúncios, e a melhor estratégia para aumentar o número de visitas é aparecer nos primeiros lugares dos mecanismos de pesquisa do Google.

Já os programas de afiliados são programas que permitem realizar vendas para empresas e ser remunerado pelo desempenho, ou seja, ganhar uma comissão por cada venda realizada. São exemplos de empresas que disponibilizam programas de afiliados: Amazon, Hotmart, Monetizze, Jivochat, Shopify, Nuvemshop, Hostgator, Nitronews, Sendinblue e Eduzz. Após se inscrever no programa o afiliado recebe um link personalizado que poderá divulgar para o seu público e toda compra feita através do seu link gera uma comissão que será depositada em sua conta. Uma vez publicado o link em sites, blogs ou redes sociais (como na biografia do instagram ou na descrição de vídeos no youtube), as vendas podem ocorrer de forma automática toda vez que alguém visitar aquela página e se interessar pelo anúncio do produto.

Essas três estratégias (PPY, Google Adsense e vendas como afiliado) podem ser ótimas fontes de renda passiva quando planejadas e direcionadas a esse fim. Para isso é importante entender como funcionam os robôs que farão o trabalho por você após a inserção dos conteúdos. A lógica por trás dessa estratégia é muito parecida nos três exemplos citados acima, ou seja, você irá criar um conteúdo em forma de vídeo ou texto/foto e disponibilizar no seu site/blog ou rede social (youtube e instagram); as pessoas irão pesquisar no google ou no YouTube sobre o conteúdo que você criou e os robôs dessas plataformas irão direciona-las ao seu texto ou vídeo; quando elas estiverem assistindo o seu vídeo ou lendo o seu texto será mostrado o anúncio da empresa parceira ou então o seu link de afiliado. Entender essa lógica fará você:

– Criar conteúdo relevante: quanto mais pessoas pesquisando maior a probabilidade da sua página ser indicada;

– Criar conteúdo de qualidade: quanto mais tempo as pessoas passarem dentro da sua página maior a probabilidade de verem e clicarem nos anúncios e links de afiliado;

 – Aplicar estratégias para ser mostrado em primeiro nas pesquisas: quanto mais bem posicionado nos mecanismos de pesquisa maior a probabilidade de encontrarem o seu conteúdo.

Assim como os royalties, o marketing digital é uma oportunidade para gerar renda passiva sem a necessidade de investir dinheiro. Criar vídeos para o Youtube, escrever artigos para blogs e vender como afiliado são estratégias que exigem apenas um celular e/ou um computador para iniciar, e se você está lendo este artigo é porque já tem acesso a pelo menos um desses aparelhos.

Deixe um comentário